sexta-feira, 30 de outubro de 2015

20 canções para celebrar a emancipação feminina (Parte II)

11° - "It's Not Right, But It's OK" (1998), Whitney Houston
Embora Whitney Houston (1963-2012), fosse o contrário do que se pode dizer de uma mulher forte em sua vida pessoal, sua música exalava auto-empoderamento. Do seu primeiro grande sucesso (a melosa "Greatest Love of All") a seu último álbum, você se sente capaz de conquistar qualquer coisa após ouvir à discografia de Whitney. Com "It's Not Right, But It's OK" ("não é certo, mas tudo bem") não é diferente. Na letra da canção, a protagonista descobre que está sendo traída por seu marido e decide pôr um fim ao relacionamento, pois prefere estar sozinha do que ser infeliz. Em determinado momento, Whitney cita a si mesma, como se ela própria tivesse uma personalidade forte ("esse tempo todo pensei que tinha alguém para a Whitney"). Infelizmente, a cantora mais famosa do mundo de 1985 a 1995 não era exatamente assim. Viveu um turbulento e abusivo casamento com o cantor Bobby Brown, o que consumiu sua saúde física, emocional e financeira até aquele dia trágico num quarto de hotel quando pôs fim à própria vida, intencionalmente ou não. Que sua música consiga continuar nos inspirando mesmo após sua partida tão súbita e precoce!


Letra:
Sexta-feira à noite você e seus amigos saíram pra comer
E depois eles saíram
Mas você chegou em casa por volta das 3:00
Se vocês eram seis 
Então quatro de vocês eram muito econômicos
Porque só dois jantaram
Eu descobri na fatura do cartão

Isso não é certo, mas tudo bem
Eu vou superar de qualquer jeito
Faça suas malas e suma
E não ouse voltar correndo pra mim
Isso não é certo, mas tudo bem
Eu vou superar de qualquer jeito
Feche a porta depois que sair
Deixe a sua chave
Eu prefiro estar sozinha
Que ser infeliz

Eu fiz suas malas
Para uma viagem de uma semana
O telefone tocou
E então você olhou pra mim
(Por que você olhou para mim?)
Disse que era um de seus amigos
Lá da Rua 54
Então porque "213"
Apareceu no identificador de chamada?

Já passei por tudo isso antes
(Eu já passei por tudo isso antes)
Então como é que você pensaria
(Não pense, não pense)
Que eu ia ficar aqui e aguentar isso?
As coisas vão mudar
(As coisas têm que mudar, baby)
Porque eu não quero mais ser uma boba
(Você ficar, sem chance, cara)
É por isso que você tem que sair
(Sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, siim)

Então não se vire para ver o meu rosto
(Então não se vire)
Não há mais lágrimas aqui 
Para você ver
Valeu a pena mesmo você ter que sair desse jeito?
Diga-me... oh yeah
Valeu mesmo a pena?
Valeu a pena mesmo você ter que sair desse jeito?
Diga-me... oh

Veja, eu estou seguindo em frente
E me recuso a olhar para trás
Sabe, esse tempo todo 
Eu pensei que tivesse alguém para a Whitney
Na verdade...
Você estava me fazendo de palhaça!

Levante-se e vá embora!
Prefiro estar sozinha do que ser infeliz
Não está certo... tudo bem, baby
Eu posso pagar meu próprio aluguel
Pagar minha conta de luz, cuidar dos bebês
Eu vou ficar bem, vai dar tudo certo


12° - "Just a Girl" (1995), No Doubt
Embora "Don't Speak" seja o maior sucesso do álbum Tragic Kingdom, "Just a Girl" ("apenas uma garota") foi o primeiro sucesso comercial da banda de rock No Doubt. Após o tecladista Eric Stefani ter deixado a banda para trabalhar como animador do seriado Os Simpsons, sua irmã Gwen, a vocalista, assumiu a função de compositora do No Doubt. Ela trouxe não só um estilo diferente de composição, como também uma perspectiva feminina para as canções, o que irritou alguns dos primeiros fãs cativados pela banda, em especial os mais machistas. Na canção, Gwen se revolta contra os esterótipos existentes em relação às mulheres, principalmente jovens, de que são fracas e incapazes de se protegerem sozinhas. A inspiração veio de uma discussão que a cantora teve com seu pai por ela ter saído sozinha de casa tarde da noite. "Just a Girl" inaugurou um novo estilo de composição (semelhante ao de Beyoncé) e pode ser inequivocamente apontado como um dos primeiros hinos do feminismo de terceira onda.


Letra:
Tire essa venda rosa dos meus olhos
Estou exposta
E não é uma grande surpresa
Você acha que eu não sei
Exatamente onde eu estou
Esse mundo está me forçando
A segurar a sua mão

Pois eu sou apenas uma garota, uma pequena garota
Não me deixe fora de seu campo de visão
Eu sou apenas uma garota, pequenininha e delicada
Então tire todos os meus direitos
Oh... Eu estou de saco cheio!

O momento em que eu piso fora de casa
Existem muitas razões
Para que eu corra e me esconda
Eu não posso fazer as pequenas coisas
Que são tão caras para mim
Porque são essas pequenas coisas
Que eu temo

Pois eu sou apenas uma garota
E preferiria não ser
Pois eles nem me deixam dirigir
Tarde da noite
Sou apenas uma garota
Acho que sou meio louca
Pois ficam sentados e me encaram
Com aqueles olhos
Sou apenas uma garota
Dê uma boa olhada em mim
Sou seu típico protótipo
Oh... Eu estou de saco cheio!
Oh... Estou sendo clara o suficiente?

Sou apenas uma garota
Sou apenas uma garota no mundão
É tudo o que você me deixa ser!

Sou apenas uma garota, vivendo em cativeiro
Suas regras
Me preocupam
Sou apenas uma garota, qual é meu destino?
O que sou obrigada a fazer
Está me deixando entorpecida
Sou apenas uma garota. Minhas desculpas
O que eu me tornei é tão insuportável
Sou apenas uma garota. Sorte minha
Não tem nem comparação

Oh... Eu estou
Oh... Eu estou
Oh... Eu estou de saco cheio!


13° - "Começar de Novo" (1979), Simone
Escrita por Ivan Lins e Vitor Martins, essa canção foi música-tema do seriado Malu Mulher, exibido em 1979 pela Rede Globo e estrelado por Regina Duarte. Na trama do mesmo eram apresentados assuntos polêmicos como aborto, pílula anticoncepcional, violência doméstica e divórcio, que na verdade são problemáticas ainda bastante comuns na vida das mulheres brasileiras. Ambos, seriado e música-tema, fizeram grande sucesso na época. O polêmico seriado abriu as portas para que o público brasileiro passasse a discutir questões referentes à emancipação feminina, como a abertura do mercado de trabalho para essas cidadãs. A letra da canção se assemelha à de "I Am Woman", sendo que seu eu-lírico também narra sua aventura de libertação sem demonstrar qualquer tipo de remorso. Curiosamente, Lins e Martins também são os autores de outra canção de teor feminista, que também está presente nessa lista (número 20). 



14° - "Sisters Are Doin' It for Themselves" (1985), Aretha Franklin & Eurythmics
Após o sucesso de "Respect", Aretha Franklin continuou gravando músicas que fizeram sucesso, como o também hino feminista "Think" e canções de amor como "Don't Play That Song for Me" e "I Say a Little Prayer". No entanto, sua carreira começou a patinar nos anos 1970, quando a música tornou-se cada vez mais eletrônica e dançante. Foi então que a rainha do soul teve a ideia de se reinventar e fazer música para as novas gerações. O disco Who's Zoomin' Who produziu os sucessos "Freeway of Love", a faixa-título e esta colaboração com a dupla britânica de pop sintético Eurythmics. Embora a música não tenha envelhecido tão bem quanto "Respect" ou "You Don't Own Me" (sobretudo devido ao verso "um homem ainda ama uma mulher e uma mulher ainda ama um homem", que invisibiliza não só as feministas lésbicas como o movimento LGBT como um todo), permanece como um dos ícones da transição do feminismo de segunda para terceira geração. Por outro lado, seu apelo à sororidade e à igualdade salarial no mercado de trabalho continuam mais atuais do que nunca.


Letra:
Havia uma época em que diziam
Que por trás de todo grande homem 
Tinha que ter uma grande mulher
Mas nesses tempos de mudança
Isso não é mais verdade
Estamos saindo da cozinha
Porque há algo que esquecemos de dizer

As irmãs estão lutando por elas mesmas
Erguendo-se em seus próprios pés
Fazendo cair suas próprias fichas
As irmãs estão lutando por elas mesmas

Esta é uma canção para celebrar
A libertação consciente do estado feminino
Mães, filhas e suas filhas também
De mulher para mulher
Estamos cantando com vocês

O "sexo inferior" tem um novo exterior
Temos doutoras, advogadas e políticas também
Todo mundo, dê uma olhada ao seu redor
Consegue ver? Consegue ver? Consegue ver?
Há uma mulher ao seu lado

Não estamos inventando história
Não estamos elaborando planos
Porque um homem ainda ama uma mulher
E uma mulher ainda ama um homem
Exatamente do jeito que era

Remuneração igual, ouça o que dizemos!


15° - "Express Yourself" (1989), Madonna
Assim como Beyoncé e Shakira, Madonna tem várias músicas que poderiam entrar nessa lista, como a desafiadora "Human Nature" ou a questionadora "What It Feels Like for a Girl". Até mesmo "Papa Don't Preach", embora adorada pelos grupos antiaborto, poderia entrar nessa lista, pois a cantora afirma diversas vezes durante a canção que a decisão de não abortar é sua e o bebê, idem. No entanto, escolhi "Express Yourself" ("se expresse") por esta ser uma das faixas daquele que é considerado o melhor álbum da cantora pela crítica especializada, Like a Prayer. A canção, bem dançante, trata-se de uma tentativa de Madonna de abrir os olhos de suas fãs adolescentes para aquilo que elas devem procurar num companheiro.


Letra:
E aí, garotas
Vocês acreditam no amor?
Pois eu tenho algo a dizer sobre isso
E é mais ou menos assim

Não se acomode com o segundo melhor
Ponha seu amor à prova
Você sabe, você sabe, você sabe que tem que
Fazê-lo expressar como ele se sente
E talvez então você saberá se seu amor é real

Você não precisa de anéis de diamantes
Ou joias de dezoito quilates de ouro
Carros elegantes andam muito rápido
Mas eles nunca duram, não, não
O que você precisa é de uma mão grande e forte
Para levantá-la para o lugar mais alto
Fazê-la se sentir como uma rainha no trono
Faça-o te amar até que você não possa descer
(Você nunca vai descer)

Rosas de cabo longo são o caminho para o seu coração
Mas ele precisa começar pela sua cabeça
Lençóis de cetim são muito românticos
O que acontece com eles quando você não está na cama?
Você merece o melhor na vida
Se o timing dele é errado, então parta pra outra
O segundo melhor nunca é o suficiente
Você ficará muito melhor sozinha
(Você tem que fazê-lo)

Expresse-se
(Você tem que fazê-lo)
Expressar-se
Hey, hey, hey, hey
Então, se você o quiser agora mesmo, faça-o mostrar-lhe como
Expressar o que ele tem, oh baby, esteja pronto ou não

E quando você for embora, ele pode se arrepender
Pensar no amor que ele uma vez teve
Vai tentar seguir em frente, mas ele não vai conseguir
Ele voltará de joelhos

Expresse-se
(Você tem que fazê-lo)
Expressar-se
Hey, hey, hey, hey
Então, se você o quiser agora mesmo, faça-o mostrar-lhe como
Expressar o que ele tem, oh baby, esteja pronto ou não
Expresse-se
(Você tem que fazê-lo)
Assim, você pode respeitar a si mesma
Hey, hey


16° - "Beautiful Liar" (2006), Beyoncé & Shakira
Embora Shakira tenha várias músicas que tratam do empoderamento feminino, inclusive em seu idioma materno, o espanhol, escolhi seu dueto com Beyoncé para ser a canção representante da cantora colombiana nessa lista devido a seu caráter pró-sororidade. A canção traz uma situação comum tanto na vida real quanto na teledramaturgia: o namorado da personagem A (Shakira) a traiu com a personagem B (Beyoncé), sua melhor amiga. Se a canção fosse uma novela da Rede Globo, o conflito apresentado por ela só se resolveria de uma forma: as duas terminariam a noite no chão da boate numa cena digna de luta livre. No entanto, elas decidem que sua amizade é mais importante do que qualquer homem e que nenhum "belo mentiroso" que cruzar o caminho delas conseguirá afetar a amizade delas. Isso sim é sororidade!


Letra:
(Beyoncé:)
Ninguém gosta de ser manipulado
Ele disse que eu valho a pena, sou o único desejo dele
(Shakira:)
Eu sei coisas sobre ele que você não gostaria de saber
(Beyoncé:)
Ele me beijou, a única mulher dele
Este belo mentiroso
(Shakira:)
Me diga como você lida com as coisas que acabou de descobrir?
Nunca saberemos 
(Beyoncé:)
Por que somos nós as únicas que sofrem?
(Shakira:)
Tenho que esquecê-lo

(Beyoncé:)
Não será ele que vai chorar

(Beyoncé:)
Não vamos acabar com o carma
Não vamos começar uma briga
Não vale a pena o drama
Por um belo mentiroso
(Shakira:)
Não podemos rir disso?
Não vale o nosso tempo
Podemos viver sem ele
É só um belo mentiroso

(Shakira:)

Eu confiei nele mas quando te segui eu os vi juntos
(Beyoncé:)
Eu não sabia sobre vocês até eu te ver com ele
(Shakira:)
Eu entrei na sua cena de amor, dançando lentamente
(Beyoncé:)
Você roubou tudo, como pode dizer que eu te fiz mal?

(Shakira:)
Nunca saberemos
(Beyoncé:)

Quando a dor e o coração-partido acabará
(Shakira:)
Eu tenho que esquecê-lo
(Beyoncé:)
A inocência se foi

(Shakira:)
Como posso te perdoar
Quando sou eu quem está envergonhada?
(Beyoncé)
E eu gostaria poder te libertar
Do sofrimento e da dor
Mas a resposta é simples
(Ambas:)

A culpa é dele!


17° - "Desconstruindo Amélia" (2009), Pitty
Como dito anteriormente, o samba foi o responsável pela construção de um dos maiores estereótipos femininos do Brasil, a famigerada "Amélia". Em 2009, no entanto, a roqueira baiana Pitty decidiu fazer uma releitura da personagem para poder dizer às suas fãs que a mulher pode ser o que ela bem entender. A Amélia de Pitty, "educada para cuidar e servir", decidiu mudar: passou a cuidar de si mesmo, fez mestrado e começou a se questionar por que o parceiro ganha mais do que ela. Ela é muitas: trabalha, cuida da casa e dos filhos e "ainda vai pra night ferver". Graças à Pitty, Amélia finalmente se libertou: deixou de ser serva e objeto. Depois de experimentar o gostinho da liberdade, decidiu que nunca mais vai voltar a ser submissa. "Ela já não quer ser o outro, ela é um também". Genial!



18° - "Strong Enough" (1998), Cher
Assim como Aretha Franklin fez nos anos 1980, Cher se reinventou por completo na virada do século. Lançou o álbum Believe, com uma pegada eletrônica, e conseguiu se tornar a diva de uma nova geração. O single principal do disco, a faixa-título, deu a Cher o recorde de mulher mais velha a atingir o número um da parada de sucessos da revista Billboard, que ela mantém até hoje. Como uma fênix, a mulher renasceu quando muitos já julgavam-na morta comercialmente e conquistou boates, estações de rádio e lojas de discos em todo o mundo. O segundo single do álbum, "Strong Enough" ("forte o bastante"), fez mais sucesso na Europa do que nos Estados Unidos, vendendo 700 mil cópias só na Alemanha, na França e no Reino Unido. É uma pena, porque se trata de uma belíssima canção sobre uma mulher traída que decidiu se empoderar e se nega a desacreditar no amor apesar da situação pela qual passou.


Letra:
Não preciso da sua simpatia
Não há nada que você possa dizer ou fazer por mim
E não quero um milagre
Você nunca vai mudar por ninguém
E eu ouço suas razões, os porquês
Onde você dormiu na noite passada?
E ela valeu a pena? Ela valeu a pena?

Eu sou forte o bastante pra viver sem você
Forte o bastante e parei de chorar
Há bastante tempo, agora sou forte o bastante para saber
Que você precisa ir embora

Não há mais nada a dizer
Poupe seu fôlego e vá embora
Não importa o que você diz
Sou forte o bastante para saber 
Que você precisa ir embora

Então você se sente incompreendido?
Amor, tenho uma novidade para você
Eu fui usada e isso daria até um livro
Mas você não quer saber disso

Eu estive perdendo o sono
E você esteve sendo mesquinho
E ela não vale metade de mim, é verdade

Venha o que vier
Você nunca me verá chorar
Este é o nosso último adeus, é verdade


19° - "Independent Women Part I" (1999), Destiny's Child
Como afirmei anteriormente, Beyoncé tem todo um cânone de músicas sobre emancipação da mulher. Em 1999 pediram ao grupo então liderado por ela, o Destiny's Child, para fazer uma música para a trilha-sonora do filme As Panteras, versão do seriado setentista estrelado por Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu. Não sei vocês, mas a última coisa que me vem à cabeça quando penso naquele seriado é o empoderamento feminino (e o filme também não tem lá muito de feminista não), mas Beyoncé compôs uma de suas melhores músicas sobre emancipação feminina justamente para esse filme. Não deu outra, a canção ficou impressionantes onze semanas no topo da parada de sucessos da revista Billboard, de novembro de 2000 a fevereiro de 2001, além de ter sido indicada para o Grammy de melhor canção escrita para um filme ou programa de televisão. Segundo a revista é o 18° single mais bem-sucedido da década de 2000. E foi assim que Beyoncé foi construindo sua imagem de ícone maior das feministas contemporâneas.


Letra:
Pergunta: Diga, o que você acha de mim?
Eu compro meus próprios diamantes
E compro meus próprios anéis
Só te ligo quando eu me sinto sozinha
Quando você acabar por favor levante-se e saia

Pergunta: Diga, o que você acha disso?
Tente me controlar e, garoto, você será dispensado
Banco a minha diversão e ainda pago minhas próprias contas
Nos meus relacionamentos é sempre meio a meio

O calçado nos meus pés, eu comprei
As roupas que eu estou vestindo, eu comprei
Os diamantes que eu estou balançando, eu comprei
Porque eu dependo de mim
Se eu quiser o relógio que você está usando, eu comprarei
A casa onde eu moro, eu comprei
O carro que estou dirigindo, eu comprei
Eu dependo de mim

Todas as mulheres que são independentes
Joguem suas mãos para cima
Todas as delícias que ganham seu próprio dinheiro
Joguem suas mãos para cima
Todas as mamães que ganham dólares
Joguem suas mãos para cima
Todas as mulheres que realmente me entendem
Joguem suas mãos para cima

Garota, não entendo como você requebra assim
Charlie, como suas Panteras requebram assim
Garota, não entendo como você requebra assim
Charlie, como suas Panteras requebram assim

Diga, o que você acha disso?
Faço o que eu quero, vivo como eu quero viver
Eu dei duro e me sacrifiquei para conseguir o que tenho
Mulheres, não é nada fácil ser independente

Pergunta: Como você lida com tudo isso que eu disse?
Gabando-se daquele dinheiro que ele te deu
Se você vai se gabar, esteja certa que o dinheiro é seu
E que não depende de ninguém mais pra te dar o que você quiser

Destiny's Child
O que há?
Vocês estão na área?
Lógico camarada
Vamos chocar esse pessoal com o "Estilo Pantera"!

Destiny's Child
Beleza independente
Ninguém mais pode me assustar
Panteras!


20° - "Bilhete" (1982), Fafá de Belém
A outra canção dessa lista escrita por Ivan Lins e Vitor Martins é "Bilhete", lançada em 1982 pela cantora paraense Fafá de Belém. À época, a cantora buscava se distanciar de seus primeiros sucessos, músicas regionais e dançantes, e mostrar que tinha a habilidade vocálica para ser uma grande intérprete. Foi assim que essa composição de Lins e Martins chegou até suas mãos. E ela fez um ótimo trabalho interpretando-a. Na letra da música, escrita no formato de um bilhete curto para o companheiro, a personagem narra para o mesmo que já arrumou a mala dele e colocou-a no corredor. De maneira mais ousada do que as demais músicas de rompimento dessa lista, Lins e Martins comparam a separação com um aborto: "te tirei do meu corpo / te tirei das entranhas / fiz um tipo de aborto / e por fim nosso caso acabou / está morto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário